A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) foi contemplada, neste mês de maio, com patrocínio da Caixa Econômica Federal para seu projeto de esportes, o Centro Esportivo Nildo Nery dos Santos. O relacionamento entre a Caixa e a ABCC apenas se estreita nesta nova fase, pois as instituições são, há quase 12 anos, parceiras através do patrocínio do banco à Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, também gerida pela Associação.
O Complexo Esportivo, que funciona na sede da ABCC no bairro do Cordeiro, Recife, é voltado para o resgate social de crianças e adolescentes residentes nas comunidades do entorno do projeto. O trabalho é realizado através do ensino de esportes para a população mais carente. “Esse patrocínio da Caixa Econômica Federal para a ABCC, em nossa área de esportes, será a nossa grande medalha, nossa grande conquista”, afirma Myrna Targino, presidente da ABCC.
Ainda segundo Targino, essa conquista fará com que outras venham em seguida. “O coroamento do objetivo almejado é investir mais no desenvolvimento dos nossos atletas e conseguir atender esses jovens, que esperam e sonham por uma oportunidade em fazer parte da equipe seleta das artes marciais da ABCC”, planeja.
Atualmente, são oferecidas aulas diárias de judô, caratê e taekwondo. Além disso, as crianças ainda recebem apoio nutricional e psicossocial, através de refeições na sede e atendimento com uma profissional de psicóloga social, assim como reforço escolar em português e matemática.
ABCC
A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) é uma organização privada de utilidade pública municipal e estadual sem fins lucrativos, que teve origem no “Programa Criança Cidadã”, um projeto de gestão implantado pelo desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018) durante o biênio 2000-2002, quando o magistrado presidiu o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
O programa foi responsável por remover 24 famílias que moravam nas calçadas da Rua do Imperador Dom Pedro II, no bairro de Santo Antônio (região central do Recife), e levá-las para duas vilas no Parque do Caiara, bairro do Cordeiro (Zona Oeste da capital). Em 2013, o programa transformou-se em uma instituição autônoma, a Associação Beneficente Criança Cidadã. Desde julho de 2017, a ABCC é presidida pela arquiteta Myrna Salsa da Nóbrega Targino, escolhida pelo próprio desembargador Nildo Nery para ser sua primeira sucessora à frente da entidade.

